8 de mar. de 2011

Qual a área de atuação para quem se forma em eletromecânica?

Técnicos de nível médio
Os eletromecânicos são os técnicos de nível médio qualificado para atuarem profissionalmente nos vários domínios da eletromecânica. Compete-lhes - entre outras funções - o desenho, a instalação, a manutenção e a reparação de máquinas e outros aparelhos eletromecânicos, no âmbito dos setores da indústria e energia. Os eletromecânicos recebem normalmente uma formação técnico-profissional mista entre a de eletricista e a de mecânico.
Com a substituição dos sistemas eletromecânicos pelos sistemas eletrônicos, sobretudo nos setores da informação e controlo, alguns domínios de atuação dos eletromecânicos passaram a estar a cargo de técnicos de eletrônica e de mecatrônica.
No Catálogo Nacional de Qualificações de Portugal existem hoje as qualificações de eletromecânico de eletrodomésticos, de eletromecânico de sistemas de climatização e refrigeração e de eletromecânico de manutenção industrial. Todas estas qualificações são

de nível 2.

7 comentários:

  1. Eu mesmo quero ser instrumentista ou trabalhar com CLP.

    ResponderExcluir
  2. Ola gente,estou aqui para trocar ideia e informacao.Estou no inicio do curso de eletromecanica e ja estou gostando muito!principalmente na materia de desenho tecnico.para ser sincero, comecei o curso sem saber muito em que area poderei atuar,eu serei um eletricista ou um mecanico?ou poderei atuar com um ou outro?ou como os dois?eu serei um mecanico qualificado para concertar um carro? ou outro tipo de mecanico?serei um eletricista para fazer um esquema eletrico de um casa ou uma obra inteira???ou eletricista de grandes reservas de energia,sub estacoes... Entao!!!!!quem pode me responder isso, qiem poderar tirar todas essas duvidas que talvez nao sejam so minhas...obrigado,um abraco a todos os colegas eletromecanicos.

    ResponderExcluir
  3. Veja bem o curso de dar uma oportunidade em fazer a sua própria escolha a qual vc se indentificar, veja o meu exemplo mesmo eu sou formado em eletrônica eu escolhe em atuar na área de automação comecial.
    Mas vaja bem para atuar nesses exemplos que vc me questionou como na área de geração de energia ou algo parecido seria interessante o curso técnico vale lembrar que o que eu estou fazendo é básico

    ResponderExcluir
  4. Eu sou formado em técnico eletromecânica, gostaria de saber se posso trabalhar como técnico em mecânica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amigo, pelo nome eletromecânica você já tira, mas claro você tem que focar sempre no que é o foco principal de atuação, se for só mecanica , tem que ser só mecanica, se for elétrica tem que serão elétrica!

      Excluir
  5. ola pessoal...boa tarde! estou buscando novos desafios e agora um pouco indeciso. se a pessoa se formar em eletromecanica a area de atuação para trabalho poderia ser a mesma de eletromecnica...como esta o mercado para quem se forma nessa area...? sou profissional na area de soldagem e estou querendo mudar de ramo...obg..aguardo ...!!1

    ResponderExcluir

Postagens populares

Seguidores